Com 18 participantes, Baianão Feminino 2017 é lançado pela FBF

Cada vez maior. São essas as palavras que resumem muito bem o momento do futebol feminino na Bahia. Os investimentos da Federação Bahiana e Futebol na categoria foram muitos nos últimos anos.
 
Estaduais fortalecidos e o projeto da Caravana do Futebol Feminino são grandes exemplos destes investimentos. Os esforços da entidade já vêm rendendo frutos.
 
Diversas atletas do estado têm sido convocadas para Seleções Brasileiras. Só nesta semana foram cinco jogadoras chamadas. Três delas, a goleira Maryana, a meia Milena e a atacante Ana Clara, ambas do Vitória, para a Seleção Feminina Principal, pela técnica Emily Lima. Já a zagueira Tainara e a atacante Jucinayra para a Seleção Brasileira Sub-20, pelo treinador Doriva Bueno.

Essas feras da bola serão vistas em campo mais uma vez no estado. A partir de 17 de setembro, a bola vai rolar no Baianão Feminino 2017. E nesta edição, a competição terá novidades.
 
O décimo campeonato consecutivo entre os 16 já realizados pela administração do presidente Ednaldo Rodrigues terá um número recorde de participantes. O Baianão Feminino cresceu e reunirá, neste ano, 18 equipes.
 
O número expressivo, certamente, agradará Emily Lima. A treinadora da Seleção Principal já esteve em Salvador, para a final da edição 2016, entre Vitória e Juventude, no Barradão, e gostou do que viu. 

Agora, a comandante terá ainda mais atletas para observar, em um campeonato que promete muitas emoções. Os últimos detalhes para o início do certame foram definidos na tarde da última sexta-feira (18).

A FBF reuniu presidentes e representantes dos 18 times. São eles Lusaca (Associação Desportiva Lusaca), Leônico (Associação Desportiva Leônico), Conquista (Conquista Futebol Clube), Vitória (Esporte Clube Vitória), Flamengo de Feira (Flamengo de Feira Futebol Clube Feminino), Galícia (Galícia Esporte Clube), Jacobina (Jacobina Esporte Clube), Juventude (Juventude Esportivo de Vitória da Conquista), Catu (Liga Desportiva Catuense), Jequié (Liga Desportiva de Jequié), Lauro de Freitas (Liga Desportiva de Lauro de Freitas), Vera Cruz (Liga Desportiva de Vera Cruz), Euclides da Cunha (Liga Desportiva Euclidense), Quijingue (Liga Desportiva Quijinguense), Terra Nova (Liga Desportiva Terranovense), Feira de Santana(Liga Feirense de Desportos), Ribeira do Pombal (Liga Pombalense de Desportos) e São Francisco (São Francisco do Conde Esporte Clube).
 
No auditório da entidade foi realizada a Reunião do Conselho Técnico da competição. No local a diretoria da FBF, representada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente Ricardo de Lima e a diretora técnica Taíse Galvão apresentou regulamento, tabela e divisão dos grupos, e também discutiu os aspectos técnicos do certame, como presença de médicos nos bancos de reservas, segurança, arbitragem, CBJD, Estatutos da FBF e CBF e estádios. Também sentou à mesa diretora do evento Wilson Cunha, assessor especial do IRDEB, que transmitirá as finais do estadual para todo o mundo na tela da TVE.

Fórmula - Para a primeira fase, as 18 equipes serão divididas em seis grupos regionalizados de três. Elas se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. As duas melhores colocadas de cada grupo avançarão às oitavas de final.
 
Nas Oitavas, as 12 equipes classificadas serão distribuídas em seis grupos de duas cada. Desta vez, elas se enfrentarão em jogos apenas de ida, onde as vencedoras ascenderão à fase de Quartas de Final.
 
Nas Quartas, as seis associações vencedoras da fase anterior se juntarão às duas perdedoras de melhor índice técnico e formarão quatro grupos de duas. Dentro de cada grupo, elas se enfrentarão em jogos apenas de ida.
 
As quatro vencedoras formarão os dois grupos da Semifinal. Assim como nas fases anteriores, a semifinal será disputada no sistema de jogos apenas de ida.
 
As duas equipes vencedoras da semi avançarão à Final e disputarão o título em jogos de ida e volta. A grande campeã será conhecida no dia 26 de novembro. É importante ressaltar, também, que, havendo empate nos jogos das oitavas às semifinais , as vagas para a fase seguinte serão decididas nas disputas de pênaltis. Já os mandos de campos dos jogos únicos serão sempre dos clubes de melhor campanha.
 
Após a apresentação da fórmula, aprovada por unanimidade pelos presentes foram revelados os Grupos Regionalizados da primeira fase. O Grupo 1 terá Euclides da Cunha, Quijingue e Ribeira do Pombal. O Grupo 2 terá Jacobina, Feira de Santana e Flamengo. O Grupo 3 será formado por Catu, São Francisco e Terra Nova. O Grupo 4 terá Conquista, Jequié e Juventude. O Grupo 5 reunirá Lauro de Freitas, Leônico e Lusaca. Por fim, o Grupo 6 será formado por Vitória, Galícia e Vera Cruz.
 
As inscrições de atletas na competição serão iniciadas no dia 11 de setembro, quando as equipes precisarão ter o mínimo de 18 inscritas. Já o término das inscrições será no dia 25 de outubro.


2007 - 2017 ©Luciano Santos Ferreira - Todos os direitos reservados